terça-feira, 16 de agosto de 2011

A importância do "COMER"

Há pessoas que precisam “saber comer”. Têm muita sofreguidão e depois sofrem consequências dessa sua atitude, passam rapidamente do, "comer com os olhos", para as dentadas, com o perigo de fazerem mal à saúde. Não esquecer a frase popular que diz “ foste com tanta sede ao pote que acabaste por estragar tudo”. O melhor é aprender a “comer” com jeitinho e saborear tudo muito lentamente, tirando partido do sabor de cada alimento e das respectivas misturas entre si.
Na boca deve salivar os alimentos, e oxigená-los bem com ajuda das movimentações da língua e dentes, contribuindo para que a digestão se efectue com mais eficácia. Há toda a vantagem em comer a fruta no início da refeição, prepara melhor o estômago para o que vem a seguir e ao mesmo tempo, não perde as suas principais qualidades. 

Não devem abusar do chantily mesmo que com morangos a acompanhar, pois correm o risco de esconder, as carências efectivas do corpo. Mesmo o champanhe gelado a acompanhar a refeição, nem sempre é aconselhável, porque pode perturbar as performances, podendo até interferir, na apreciação da degustação. Na maioria das vezes uma alimentação simples e cuidada, produzida com carinho pode trazer um maior prazer na degustação e tornar muito mais saudável esses momentos únicos de estar.  Coma de preferência acompanhado, conversando de forma agradável para que os alimentos tenham o número de mastigações suficiente, para melhor saciar o apetite.
Não nos podemos esquecer , “Que saber Comer é saber viver”.

nota: Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência, chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Deveríamos adoptar este hábito!

Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes
Oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos
Digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino. Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as Gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no Emagrecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário