terça-feira, 14 de agosto de 2012

De FACTO a VIDA é UM CIRCO

De facto a vida é um circo. Todos os dias nos deparamos com anedotas dos mais variados tipos, e o pior de tudo é que são anedotas reais, com pessoas reais, com comportamentos reais.

Diariamente o governo, apresenta as suas justificações anedóticas para a austeridade e salvação da crise, acompanhado dos seus servidores nos media, muitos deles "sem espinha". Toda essa gentinha a única austeridade que pretende, mais do que a económica, é a diminuição dos direitos de quem trabalha. Entretanto a tributação de taxas sobre os negócios da Bolsa não se faz; os bancos recebem dinheiro a 1% que depois utilizam para comprar títulos da vida pública, e para emprestarem ao estado a 3 e 5%, e ainda pagam impostos inferiores aos outros tipos de comércio e serviços. Gastam-se cerca de cinco mil milhões de euros- 5 000 000 000,00- na recuperação do BPN, com previsão de mais uns cem milhões, para ser venddido por quarenta milhões. Tudo isto feito por pessoas reais, com comportamentos reais a transformarem o nosso país numa grande anedota.

No dia à dia das pessoas reais, que trabalham, as anedotas também são reais. Não só porque existe uma crise, mas também porque as pessoas se habituaram à superficialidade, em vez do debate das ideias  e da participação activa dos problemas. embebedam-se com a televisão e os seus programas alienantes, como telenovelas, Ídolos e outras coisas menores. e quando se fala na crise reparam mais no que o vizinho veste, do que, no que lhe tiram do salário e direitos do seu trabalho, ou com a falta de emprego e comida na mesa.

Se eu fosse católico de facto teria de dizer "Procura-se Jesus", ou diria "já sei porque foste pregado na cruz" porque o teu Pai fez do mundo que criou, um circo.

Sem comentários:

Enviar um comentário