domingo, 17 de julho de 2011

Uma nota do Porto

Foto: Diamantino Carvalho
Ponte de D. Maria Pia, hoje objecto de observação museológica, que poucos visitam, ou se dão ao trabalho de observar, foi outrora principal via ferroviária de ligação entre o norte e o sul do rio Douro. Como eu, quantos milhares de portuenses ao sentirmos a redução da velocidade do comboio, para entrar na ponte, éramos tomados pela emoção. Corríamos às janelas abrindo-as, sentindo o vento nas faces, olhando atentamente para toda a paisagem sempre diferente, sempre deslumbrante que se nos deparava, Tínhamos chegado ao aconchego, ao lar. Um prazer redobrado nos transportava para os tempos de infância, em que o nosso olhar vislumbrava o casario e os pequeninos barcos navegando no rio, como pequenas miniaturas dotadas de movimento.

Esta ponte, assim chamada em honra de Maria Pia de Sabóia, é uma obra de grande beleza arquitectónica, projectada pelo Eng.º Théophile Seyrig e edificada, entre 5 de Janeiro de 1876[4] e 4 de Novembro de 1877,[5] pela empresa Eiffel Constructions Métalliques. Foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do rio Douro.

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