terça-feira, 17 de abril de 2012

VÁ A SERRALVES


Domingo passado, mais uma vez, fui a Serralves, da parte da manhã, e por isso não resisti em escrever sobre aquele lugar.

Serralves, localizado numa das avenidas mais bonitas da cidade, a Av. Marechal Gomes da Costa, na cidade do Porto, é um lugar onde se podem encontrar algumas coisas, das que melhor servem, para o bem estar, das pessoas. O lazer e a cultura de mãos dadas, ou seja, espaços verdes de variada composição, espelhos de água, uma pequena zona agrícola, e espaços para sentar ouvindo os ruídos da natureza. Sítios ideais para um chá, ou uma refeição, e um Museu de Arte Contemporânea gerido superiormente (também temos disto em Portugal), considerado dos melhores da Europa e talvez do mundo.

O espaço verde, muito bem cuidado, com variadíssimas espécies de plantas, que são um prazer observar, entremeados por caminhos que permitem passeios muito agradáveis e com lugares para descansar, ler, namorar, e simplesmente estar usufruindo.

Um Museu de Arte Contemporânea, onde podem ver-se exposições de qualidade, de grandes artistas, de variados quadrantes de intervenção e diferentes países. Pode-se, por vezes, não entender a onde querem chegar, mas os seus trabalhos são um desafio à nossa imaginação e uma forma de aprendizagem de novas linguagens. São trabalhos desafiadores que perspectivam futuro, bem acompanhados, com opúsculos que documentam o artista e a sua obra.

Lamentavelmente muitos portuenses e visitantes estrangeiros desconhecem este belíssimo espaço, ou raras vezes o frequentam, quase dando a ideia de ser um lugar de elite, o que não é verdade. Actualmente aos domingos até às 13.30 horas a entrada é gratuita, portanto não existem sequer razões de ordem económica que impeçam de o visitar. Mas mesmo pagando, seria o local ideal para passar uma parte do dia bem agradável, afastando o stress de uma semana de trabalho agitada.

Serralves é o lugar ideal para os pais e crianças, avós e netos, namorados, casais a vencer a ressaca do tempo, idosos e por aí fora. E se têm dúvidas visitem Serralves com crianças, e verão o modo incrível como eles vivem as exposições e se deliciam com os passeios no exterior.

Vá Serralves.
Não é um chavão, mas um roteiro obrigatório para todos os portuenses.



Sem comentários:

Enviar um comentário