domingo, 22 de julho de 2012

ODEIO ADJECTIVOS




Do meu amigo aqui transcrevo e assino por baixo.
A sua bem humorada explicação serve para que muitas pessoas aprendam um pouco de português e a estarem atentas aos dislates que por aí dizem. Aqui vai.


Odeio os adjectivos

Tenho um amigo que não perde um debate na Assembleia da República ou uma audição numa qualquer Comissão Parlamentar.

Diz-me que se enerva neste jogo sujo das direitas contra as esquerdas, mas que de tanto matutar no que vê e ouve, arranja ao fim de algum tempo uma melhor resposta ao que o enervou. De treino em treino, apurou um sentido crítico, não raras vezes bem humora- das. Adepto do Eça de Queiroz(quem não é) e das suas “Farpas”, que lê repetidamente e cita á exaustão, diz que se estivesse na A.R. usaria o humor mortífero para cilindrar o adversário. Quando na conversa concordei que uma boa laracha liquida mais que um argumento ideológico ou um juízo macro-económico qualquer, retorquiu-me que só não o fazem por falta de cultura.

Dei-lhe toda a razão.

Saber dirimir sintacticamente torna-se uma arma terrível na mão de alguém de cultura, como se torna uma arma assassina do próprio, se a massa cinzenta de que dispõe for de segunda escolha.

Veja-se António José Seguro a responder aos jornalistas sobre a posição do PS no voto a dar sobre o O.E. :

- Abstenção Violenta.

Como é de calcular entrou de imediato para o anedotário nacional.

Ao adjectivar a abstenção Seguro julgava dar uma imagem reforçada da posição do PS.

Se soubesse um pouco mais da língua que tão mal fala saberia que o adjectivo, traz sempre água na bico ou seja é para disfarçar uma mentirita.

Exemplos:

Democracia liberal; Democracia financeira; Democracia ocidental; Democracia muscu- lada etc pois estaria aqui até amanhã a adjectivar a desgraçada da Democracia.

Democracia defini-se por ela própria; se adjectivada deixa de o ser. E ainda por cima esconde uma aldrabice.

Adjectivar não é aditivar, é travestir a mentira para que os mais incultos ou lorpas sejam levados á pincha.

RVJ

Sem comentários:

Enviar um comentário