domingo, 2 de dezembro de 2012

PARTIDAS e CHEGADAS


Todos os dias ouvimos sair da boca de eminentes figuras, sejam elas gurus das empresas, especialistas de marketing, da ciência, da politica, de amantes ou apaixonados: “vamos partir para uma nova etapa”,”Vamos partir para uma nova vida”, “vamos partir para o mercado”, “ vamos partir de viagem”, vamos partir é o elemento principal do seu pensamento. Sempre partindo para algo de novo, como apontando um destino, um futuro que tem uma chegada a um qualquer sitio, nem que seja metafórico.

Julgo que a palavra “partir” e “chegada” têm um significado abrangente e fazem parte da existência do ser humano. Somos todos um “cais de partidas e chegadas”, de viagens mais ou menos curtas que definem a nossa existência. Pensamos a nossa vida como partidas e chegadas constantemente renovadas.

Todos “partimos” para algum lugar, em algum momento, com algum objectivo de chegar.

Partir implica pensar num objectivo e necessita de um planeamento, não importa se a chegada é já ali ao lado. Há todo um a caminho a percorrer desde que se pensa na partida e há que determinar como fazê-lo.

Pensar em partir já por si significa que existe um pensamento subjacente que nos leva a essa decisão. Pensamento esse que nos induz  a uma chegada, a um fim, mesmo sem pensar no que isso possa significar. Há portanto dois momentos, um que leva à decisão, e um outro que planeia e decide o objectivo principal que pretendemos na chegada.

Na verdade a partida é decisória, importante para chegada a um determinado objectivo que não será um fim, mas o inicio de uma outra partida. Significa que teremos várias partidas, e chegadas que serão novas partidas, até que um dia chegaremos à única chegada que estabelece o fim e que implica uma outra partida, sem que a decisão seja nossa e sem 
qualquer planeamento de chegada.
Até que a nossa partida seja uma definitiva chegada, e vice versa, teremos que pensar no longo caminho que percorreremos. Esse afinal é que é o objectivo “ onde queremos chegar”. O caminho que leva à concretização de cada partida e chegada.
Por isso, importante para nossa existência, é estabelecer partidas com o objectivo de chegar a algum lado, porque de certeza essa chegada será a concretização do objectivo e será a partida para um outra chegada, e assim sucessivamente.

Este raciocínio que parece repetitivo e que não trás novidade nenhuma, na verdade tem como principio básico, uma dialéctica de evolução, que está subjacente a toda a sociedade.

DC


Sem comentários:

Enviar um comentário