quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Prós&Prós e os fazedores de opinião


No silêncio das quatro paredes que abraçam o meu mundo, milhões de letras palavras ideias me acompanham, são elas fazedoras de sonhos, acervo de ideias, alimento de espírito que desbrava caminhos, neste mundo que me rodeia, contra a ignorância, que pretendem impingir-me.
O poder instituído nas sociedades, criou uma figura que pretende ser mobilizadora e que nos leve a acreditar na força do que dizem, “fazedores de opinião”. Figuras que de tudo sabem, mas qu
e afinal não sabem tudo, embora procurem convencer-nos, que são mais substanciais as suas frases ideias e análises, do que as minhas próprias ideias e vontades, alicerçadas no saber de muitas leituras e experiências práticas de uma vida carregada pelo anos de trabalho.
Nascidos dentro do sistema, vivendo do sistema, são peões do sistema, que por contra-senso, sendo eles fazedores de opinião, somente apanham incautos, gente desinformada, que os credita, e validam no seu papel. Na realidade, muitos baseiam as suas análises na leitura dos “media”, que o próprio sistema criou, funcionando como marionetas. Não raras vezes, vemos economistas, gestores, analistas defenderem ideias e sugerindo novos processos para salvar o sistema. Eles, os mesmos que uns tempos antes disseram exactamente o contrário do que agora afirmam
Procuro não me deixar afectar lendo relendo, transformando os diálogos solitários em reforço de raciocínios e animação mental. Não deixo que o discurso instituído me dê a volta. Não deixo que me convença de que sou um inútil porque não obedeço às suas vontades. AINDA SOU UM HOMEM LIVRE
Tenho pena dos jornalistas, que agora escrevem noticias expressando opiniões que nem sempre são as suas, ou aqueles, que se servem da profissão como ferramenta do lucro alheio. Lamento que tenham a espinha quebrada. Felizmente que muitos há, que vale a pena ler.


Sem comentários:

Enviar um comentário