sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FALAR da NOITE..


Dizem que a noite é boa companheira, ou melhor o dormir em cima das coisas. Nem sempre isto é verdade, por vezes a noite é povoada de fantasmas, de dúvidas, de angústias, que a escuridão adensa. Por vezes o nascer do dia, torna tudo mais leve e fácil de concretizar. Daqui, se me gera a dúvida. Será, que por causa das tais negritudes, que ensombram o nosso pensamento, depois o dia seguinte nos parece melhor, ou de facto, a noite é péssima companheira tornando tudo mais difícil e como consequência respiramos de alivio quando de manhã acordamos? Será essa a razão para que se diga que é boa companheira?
Uma coisa é certa, dizem os aturados especialistas que nos devemos “deitar com as galinhas” e acordar com o cantar do galo - que chatice se o galo está mal disposto, ou a galinha está com o TPM, porque de uma forma ou de outra somos prejudicados - , ou outra expressão bem popular “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”. Na verdade, existe algo de verdade nestas observações. A noite, normalmente, mesmo no centro da cidade, é mais silenciosa, como tal, permite um maior descanso e maior facilidade no adormecer e os ruídos de ambiente não continuam a martelar o nosso subconsciente enquanto dormimos.
No entanto, tenho para mim, que a noite, ou o dia, são espaços temporais, que têm características próprias, tornando-se escuros, claros, bons ou maus, dependendo da nossa personalidade, educação, cultura, daquilo que vivemos, como vivemos e do que gostamos.
Há momentos da noite que são lugar de veludo, deliciosamente sentido.
Há noites de amor, onde a seda da pele, o tacto, os cheiros, os sons, as palavras ciciadas prendem a nossa atenção e dão lugar ao sonho. Outras, não menos numerosas, em que o prazer das palavras, que se nos deparam aos olhos nos deixam extasiados na descoberta de outros mundos. E muitas outras, que tornam a música mais sublime, ou fazem, com que a viva voz, pela noite fora se diga da alma. 
Tem noites, em que nos revelamos, seres excepcionais, amigos incomparáveis, almas de aconchego. 
Viva a noite, que nos torna sublime o dia, para que este faça da noite um momento sublime.

1 comentário:

  1. olá Diamantino,gostei da maneira como se expressa acerca da noite,identifico me com tudo o que escreveu,mas e se me permite acho que a noite ás vezes é demadiada curta...Beijinho,Cristina.

    ResponderEliminar