quinta-feira, 8 de março de 2012

PARA TI MULHER


PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher. (texto retirado internet)
PARA TI MULHER
Que te aprecio mulher pelas qualidades, que tens, pela tua força, pela tua resistência, pela tua capacidade de sofrimento, sem lamentos, estando na frente de todas as batalhas.

É por existirem grandes mulheres, que os homens constroem grandes feitos.


Eu te amo mulher, mãe, pelos filhos que dás e pelo amor que lhes consagras. 

Eu te amo mulher por seres fecunda na inteligência, no amor que partilhas, nas flores que plantas nos nossos corações.


Eu te amo mulher, pelo muito que me ajudas a crescer como homem, que me ensinas a dimensão do amor, que me enobreces com tua existência.

Eu te amo mulher, pela tua independência, pelo despojamento com que me dás, o aconchego, o abraço, e tornas mais fáceis os meus dias difíceis.

Eu te amo, na harmonia do teu corpo, na beleza da tua sedução, no calor do teu eu, no beijo que me contagia, do amor da tua magia.

Muitos parabéns para ti, mulher que és meu chão, a minha flor, o meu cheiro, o meu amor.

DC


2 comentários: