terça-feira, 26 de junho de 2012

A VERDADE É SÓ A VERDADE


A história de Rachel Armstrong, uma jovem repórter da secção nacional do Capitol Sun-Times, um dos mais importantes jornais diários de Washington

Uma jornalista publica informações secretas supostamente vindas de um agente da CIA, ao ser intimada a denunciar a sua fonte recusa-se a fazê-lo e acaba sendo presa por desrespeito. Encarcerada, e sofrendo vários atentados a sua integridade física, perpetrados com a conivência das entidades prisionais, continua recusar-se a fazê-lo, para não trair a sua ética profissional.
De início ela tem total apoio do marido, mas diante da demora na resolução do caso ele passa a questionar a decisão da esposa por ter comprometido as relações familiares.
Só no quase no final do filme se sabe quem é a sua fonte, quando o realizador faz um Flash Back, mostrando-nos o momento chave da obtenção dos seus elementos para notícia. É aí que melhor percebemos, que é muito mais do que a sua ética que está em causa.
Baseado em factos verídicos, o filme torna evidente forma como funciona o poder e a “democracia” EEUU e quais os artifícios usados por esse poder, para pressionar e tentar destruir moralmente a jornalista.

O filme é intenso e trágico, e bastante actual.
>Grande interpretação da actriz Angela Basset, no papel de jornalista
NOTAS:
Ano de Lançamento: 2008
Nome: A Verdade e Só a Verdade
Nome Ingles: Nothing But the Truth
Gênero: Drama Suspense
Tempo de Duração: 115Minutos

Sem comentários:

Enviar um comentário