segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

SIM só isto, PAZ!

SIM só isto PAZ.

Fala-se nesta época de Festas Felizes, Feliz Natal, Feliz Ano Novo. Nunca me esqueço te ti... a amizade nestas alturas está presente... enfim imensas vacuidades que justificam o esquecimento durante trezentos e sessenta e quatro dias. Daí, depois dizermos... Natal é todos os dias... Natal é sempre que um homem quer... e uma outra quantidade de frases, por vezes, vazias e de aparente sentimento. Frases para "inglês ver".

Se calhar cometo o mesmo erro, se falar em PAZ, no entanto, como a procura de a ter é um desejo universal, talvez me perdoem.


Efectivamente peço PAZ para todos. A paz é um bem que nem sempre se consegue com a bonomia, mas com grande persistência, luta, confusão. Na realidade a Paz só se consegue lutando contra o conflito, contra a violência que nos é exercida.


Pedir PAZ, num momento em que todos nós nos sentimos violados na nossa integridade moral e social, na nossa honestidade, tornando-nos a alguns de nós incumpridores das obrigações por nós assumidas, em especial os de ordem económica, é um desejo difícil de cumprir.


Para que a Pátria, que é bandeira de todo um povo, não seja acusada de "caloteira", como dizem os nossos governantes, faz-se com que todos os filhos da Pátria sejam caloteiros uns com os outros, e não encontrem PAZ que os deixe dormir de consciência tranquila.


Quero que todos vós, os que são povo, amigos e familiares, encontrem a PAZ que tanto desejam, mas que o façam não pela cobardia da cedência, em relação ao mais forte, mas pela convicção de obter na força da justiça aquilo a que justamente têm direito.



DC

2 comentários: