terça-feira, 28 de maio de 2013

AI NARCISO ...e narcisismo

Narciso, de seu nome esta flor tão bonita, tão suave, que tem agarrada a si uma estória tão deplorável sobre o carácter do ser humano. Infelizmente nos dias de hoje ainda para aí proliferam muitas pessoas e sofrendo do mesmo mal, basta ver alguns programas de televisão, e não só, e como tornam a vida difícil aos outros.
-->

.....
Segundo a mitologia existia uma ninfa bela e graciosa tão jovem quanto Narciso,chamada [[Eco]] e que amava o rapaz em vão. A beleza de Narciso era tão incomparável que ele pensava que era semelhante a um [[Divindade|deus]], comparável à beleza de [[Dionísio]] e [[Apolo]]. Como resultado disso, Narciso rejeitou a afeição de Eco até que esta, desesperada, definhou, deixando apenas um sussurro débil e melancólico. Para dar uma lição ao rapaz frívolo, a deusa [[Nêmesis (mitologia)|Némesis]] condenou Narciso a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água e se embelezando.
As ninfas construíram-lhe uma pira, mas quando foram buscar o corpo, apenas encontraram uma flor no seu lugar: o narciso; e então dai o nome narciso a flor.


-Wikepédia

" As pessoas narcisistas interpretam um desacordo ou uma crítica construtiva como um ultraje e uma falta de respeito pelo seu foro íntimo. Em psicologia clínica, é conhecido como o “insulto narcisista”, que não é mais do que hipersensibilidade à critica. Lembremo-nos de que estamos perante uma baixa auto-estima fortificada e que a honestidade tem a virtude de penetrar qualquer defesa. Por essa razão os narcisista odeiam as pessoas assertivas apenas porque dizem, com sinceridade, o que pensam e não se deixam manipular. Este facto explica por que os seus companheiros ou companheiras tendem a ser pessoas submissas, que evitam contrariá-los, seja em que aspecto for."

Walter Riso

 

1 comentário:

  1. é exatamente isso mesmo. me sinto da forma como descrevestes: não aceito crítica ou desacordo com o que penso. me coloco como inimigo da pessoa naquele momento. é impressionante.

    ResponderEliminar