terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Sério Vô...




Na nossa saída domingueira, lá vamos nós mais uma vez ao shopping, Não sem antes lhe perguntar, se poderíamos ir a Serralves ver se havia uma nova exposição, ao que ele, com ar de criança sabida, me respondeu - É seca avô...

Já sentados numa das mesas na zona dos restaurantes.
- Sabes vô trouxe marcadores na minha bolsa para desenharmos!
- Trouxeste marcadores... e o papel - digo eu?

Ele arrancou de dentro da bolsa um pequeno bloco de folhas brancas,
-Eu trouxe este, é pequenino....deveria ser um grande...

Olha para o caderno da capas pretas que tenho nas mãos com ar matreiro e fica, pacientemente, esperando a minha decisão, enquanto escolhe um dos marcadores em cima da mesa.
Tiro duas folhas de papel quadriculado formato A4 e dou-lhe.
COmo interregno antes de começar, desafia-me a saber quem trás mais canetas, ou marcadores, para desenhar, pois sabe que eu sempre trago várias.
Começa a desenhar linhas e enchendo os espaços vazios com cor, concentra-se no que faz, entretanto vai dizendo para eu também desenhar.

Ficamos desenhando os dois. Umas vezes cada um fazendo o seu desenho, outras vezes colaborando.
Cai um marcador.
- Miúdo apanha o marcador..
- Estás a chamar miúdo a quem vô? Pergunta ele todo empertigado nos seus cinco anitos.

Desenha barras de cor e diz que está a fazer uma bandeira.
Questiono:
- Bandeira e sem símbolo..sem emblema?..
- Está bem – condescende ele – vô.. faz-me então uma daquelas coisas que se usam para estar no campismo..
- Não estou a ver rapaz?
- A sério vô, não estás a ver?
- Uma tenda?
- Sim isso - e ri-se.

A conversa desenvolve-se num trocar de palavras com perguntas e respostas num discurso inesperado, com expressões que me fazem sorrir.
- Oh vô, não brinques comigo, nem pensar – diz ele.

Assim vai decorrendo o nosso encontro... As frases saem-lhe em discurso fluido, entre risos, riscos e cores, O tempo voa...não parece haver ali, duas gerações tão distantes.
Não sei se é, no remate das nossas vidas, o regresso à criança que fomos no passado, ou o prazer de o voltarmos a ser, que torna estes momentos tão deliciosos. Uma coisa é certa, são imperdíveis.

DC


1 comentário: