domingo, 21 de setembro de 2014

NO PARQUE COM O AVÔ




“Estou esquecido no tempo, entrei num buraco negro, que me tornou invisível. Encontro-me por lá olhando para fora. Sou um voyeur, observo o mundo, como se fosse transparente, circulo por entre a chuva e caminho nas sombras. Enquanto deslizo a grande velocidade, ouço a gritaria dos meus parceiros do momento. Estão todos fora do meu mundo.” JD

Lá fora pressinto as conversas sobre nós, somos a novidade, a estreia, agora durante uns tempos seremos a razão das suas preocupações, a escola começou, já não faço parte dos “pequenitos”.

Imagino o meu avô sentando no banco do jardim, esperando, atento, que eu saia por um dos tubos.

Ele fica em silêncio, sem partilhar a conversa, está só comigo, não tem companhia, como os outros pais e avós, que vêm com os meus amiguinhos de ocasião ao parque. Deve estar a ler o seu livro. "Um olho no burro outra na albarda", diz ele.

Há pouco, enquanto comia ouvi a conversa dos adultos, embora para ao meu avô eu pudesse parecer que não estava atento. Falavam sobre nós, sobre coisas que nem sequer pensávamos. As senhoras e os senhores, comentavam a entrada dos meninos para escola e da primeira aula, das diferenças "comportamentos e rotinas que enfrentavam", e do cansaço deles e dos pais. Até diziam que os meninos ficam aborrecidos por terem de fazer os trabalhos de casa depois de tantas horas na escola, os meninos, dizem, se queixam que a  mochila é pesada, tem muitos livros. Há meninos que dizem não gostar da comida da escola, outros ficam com birras. É estranho o que eles tanto falam sobre nós. Eu ainda não pensei em nada disso, até já aprendi a escrever letras como na máquina, pequenas e grandes.

Eu gosto de vir ao parque com o meu avô, por vezes, escondo-me, gosto de sentir a sua preocupação, Mais tarde surjo-lhe de surpresa nas costas e ele ri-se, mas ao mesmo tempo, censura-me com o seu olhar e me avisa que não gosta que eu desapareça do seu horizonte. Eu sei que ele não gosta, assim como sei, que ele ouve e está atento ao que o rodeia, Fica arreliado, com as pessoas que falam dos filhos e das suas aventuras, o meu avô não gosta muito de “mimalhices”, diz ele. Quando ele fala comigo porque eu não faço a coisa certa – para ele claro – costuma dizer: “Dinis eu gosto muito de ti, mas o avô não admite certos comportamentos e fica aborrecido quando faltas ao combinado e te afastas sem avisares para onde vais!”. Ele às vezes até é fixe brinca comigo às escondidas, embora eu saiba que não gosta muito de o fazer, ele diz que está cansado. Ele também não gosta que lhe peça que me compre brinquedos ou "lambarices", eu sei disso, mas faço-o para que ele saiba do que gosto, e porque sei que mais tarde dá-me por vontade dele. Por vezes surpreende-me trazendo-me uma tablete pequena de chocolate..hum.. que bom.

Bem, vou mas é sair do tubo, o meu avô já deve estar preocupado.


DC



1 comentário: