sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Falar de IMAGEM

Montagem sobre uma imagem de alguns enquadramentos que teriam sido possíveis captar
Deixo-me levar pelas imagens, sem fazer escolhas quanto ao tema. Prefiro-as esteticamente ricas, sejam a cores, ou a preto e branco, sejam de pessoas, de animais, da natureza, de objectos, de pormenores. Podem ser fotografias, ou imagens de imagens de pinturas, desenhos, ilustrações, gravuras, esculturas, ou outras formas de expressão e conteúdos que as preenchem. Importante é que sejam suficientemente perturbadoras, que se façam sentir ser vistas, que nos seduzam, sugestionem, mexam com o pensamento seja qual for o ângulo, gosto artístico, ou diferentes significados que lhe atribui quem as produz.
A imagem enriquece quem a produz e quem dela usufrui, ninguém fica a perder, elas são as tais mil palavras de comunicação, que esbarram no nosso olhar e não nos deixam indiferentes.
Admiro todos aqueles que publicam, ou produzem diariamente obras que nos enriquecem, trazendo até nós um mundo infindável de momentos de vida, assuma ela a forma que assuma. Captam com o seu olhar observador para além do comum, recortam, revelam, enquadram, modificam proporções, escolhem a melhor luz, o tipo de cor e servem de bandeja, aquilo que os sensibiliza sem despudor, e tentam fazer-nos ver a vida por outro ângulo.
Todos sabemos que as imagens fora do seu contexto real, perdem ou ganham outra dimensão, seja ela redutora, ou pelo contrário, extrapole demasiado o que se vê. Não é raro que algumas imagens tentem formatar esteticamente, ou culturalmente a mente das pessoas, cabe a quem vê e analisa a capacidade de avaliar o contexto. De qualquer modo nelas existe sempre algo para aprender, tenham elas a intenção que tiverem e serão sempre um apelo de análise e inteligência, agregando um prazer especial ao vê-las.

Esta será por ventura, uma razão válida para passear por alguns links da internet, e usufruir esse espectáculo de comunicação, que nos transporta para mundos tão diversos.

DC
Alteração de tonalidade

1 comentário: