quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Palavras "cabronas"




As palavras surgem, antecipam-se, colocam-se no texto tão rapidamente que nunca sei se sou eu que as comando ou elas que me comandam a mim. Muitas vezes elas surgem dizendo mais do que seria de bom tom, trazem à superfície mais intenção, mais força, mais do pensamento que o que eu previa. Revelam meus segredos, o meu eu que se esconde na morfologia física. Tenho momentos que tenho medo de escrever, tal a forma como as palavras dizem mais do que queria, revelam sentimentos e emoções que tinha dentro de mim guardadas e que de repente se tornam leitura comum dos outros. Isto assusta-me, eu não quero ser personagem das minhas palavras, eu quero que elas falem do comum dos outros, mas não gosto quando elas falam de mim declaradamente. Há momentos que as letras começam a surgir, tento impedir que a palavra se forme, mas não consigo resistir, é como um vício, elas colocam-se umas a seguir às outras e a palavra sai, sugere outras que se vão compondo em frases, os dedos obedecem como se fossem robotizados. Não é por acaso que eu fujo de olhar o teclado, escondo-o das mãos, elas não resistem em  escrever coisas que não devem sair dentro de mim, que deveriam estar no meu intimo sem que os outros saibam. Para quê revelar as minhas dores, os meus sentimentos, as minhas emoções, defeitos e virtudes? As palavras e as frases não têm o direito de revelar o que é só meu. Já me zanguei forte e feio com o novo dicionário e gramática, resultantes do último acordo ortográfico, por não entenderem algumas das palavras que uso, dizem ser inventadas, Até essas resistem e pretendem ser elas próprias senhoras do seu destino, mostrando a minha ignorância e incapacidade, nesta coisa de escrever. Como alguém dizia, tudo o que escrevemos tem algo de autobiográfico, para quê culpar os outros da nossa incompetência, neste caso, as palavras.

dc

PS: Como se pode ver pelo título, são elas que escolhem e me deixam boquiaberto, já não há palavras como outrora, que respeitem quem escreve e quem lê. Se fosse eu a escolher teria colocado "Palavras Sábias"







Sem comentários:

Enviar um comentário