quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O GIRAsSOL TÃO ENGRAÇADO






O girassol, dizem, assim chamado, porque a sua flor acompanha o sol na sua trajectória do nascente ao poente, Para os Incas, talvez pela sua cor amarelo dourado, o girassol era uma referência ao deus Sol, que veneravam através de representações da sua imagem, moldadas em ouro. É também uma flor que simboliza, sucesso e fertilidade.

Bem o digam as abelhas e pássaros, que os procuram atraídos pela sua cor e para se banquetearem como alimento, assim como nós. Os girassóis, com as suas sementes com sabor a noz, são um nutriente, que traz grandes de benefícios ao corpo humano, sem falar da satisfação espiritual, com que a suas cores quentes e formato, nos prodigalizam.

Outrora, os girassóis eram um sonho dourado aos olhos das crianças, eles efectivamente “procuravam o sol”, e se encantavam com as posturas que assumiam, Umas vezes altivos, outras vergados ao seu próprio peso, como nós pessoas perante o cansaço dos amores perdidos ou não encontrados.

Não será um “mal-me-quer”,ou um "bem-me-quer”, com que nós procurávamos fazer o jogo de amor, mas poderia cumprir a mesma missão, no entanto gosto mais dele como é, enriquecendo com a sua forma, dimensão, cor, luz e o espaço azul onde se recorta.

DC


Sem comentários:

Enviar um comentário