terça-feira, 16 de agosto de 2016

Saí do meu "canto"


Praia do Magoito

Saí do meu canto, das minhas rotinas, fui ao desencontro intencional da existência comum. Deixei-me perturbar por ambientes estranhos, lugares diferentes, pessoas singulares. Furtei-me das minhas rotinas e deixei-me envolver pelas não rotinas dos outros, mesmo que nem sempre as melhores.
Fiquei horas intermináveis ao sol, brutamente ao sol, no areal da praia, banhei-me num mar que temi, em água fria que não pedi, Caminhei por montes rasgando o céu, só, como eles próprios, com os meus olhos colados à linha do horizonte desenhada pelo mar, com a brisa marcando a pele. Fiz caminhadas para ir à civilização do pão, para compor a mesa. Até passei por Cascais e pelo Guincho, lugares difíceis de habitar...
Entrei no Alentejo, que adoro, nos quarenta e quatro graus centigrados de temperatura. Aí, nadei tempos enormes, em piscina pública de grande qualidade, que as terras daqueles lugares fazem por manter activas e boas. Prendi-me aos casarios brancos, marcados pelo sol do meio dia, ou pelo sol do entardecer, tomados pelo tom rosa quente. Deixei-me perder pelas planícies. Fotografei casas, monumentos, torres de igrejas e castelos, de vários ângulos e diferentes momentos do dia, tentando fixar em imagem a emoção do que via. Iluminei a alma e o estômago com repastos, com o sabor gastronómico marcantes. Dormi em camas variadas, umas mais escaldantes outras menos, em lugares iluminados e outros onde uma vela ou uma lanterna serviam como referência.
Estive num lindo monte, gozando a riqueza das relações humanas, entre doutores e homens do campo, almoçando “Carpa grelhada”, Javali assado acompanhado de batata doce assada, courgetes e outras variedades de alimentos cozinhados no forno, saladas fabulosas, tudo feito com o gosto de quem recebe com prazer.

Os dias correram, na suavidade e irresponsabilidade, de quem não quer saber do mundo tal qual ele se encontra, como uma lobotomia estabelecida com prazos de começo e extinção. A isto chamei-lhe férias. E gostei.


dc


Alentejo - Sousel

Sem comentários:

Enviar um comentário