domingo, 9 de outubro de 2016

"Pescar" imagens





Fim de tarde, o sol ainda brilha, já não tão forte, é acompanhado por uma ligeira brisa fresca. Momento ideal para passear na marginal da Foz do Douro e ver o dia findar apanhando os seus diferentes matizes.
Um mundo de gente diversa se estaciona sentada, uns só observando, outros conversando e, muitos outros pescando, Há gente que circula, caminhando, correndo, andando de bicicleta e outros, não poucos, de máquina fotográfica captando imagens.
Dizem, que alguns médicos recomendam pescar, para as pessoas relaxarem, ganharem paciência e como forma de pôr o stress, a mais, fora do corpo. Eu como sempre, levei a minha “cana de pesca”, mas de caraterísticas diferentes, a minha máquina fotografica Cyber Shot Sonny, herdada, já com alguns anos, e fui pescar umas imagens.
Conforme me fui envolvendo com o acto de fotografar, preocupando-me com a luz e seus efeitos, os enquadramentos dos motivos a captar, fui-me abstraindo completamente envolvendo-me de tal modo que se passaram quase três horas sem que me apercebesse disso.
Como pescar, fotografar vai-se tornando um “vício”, uma necessidade, não pelo efeito calmante, que também tem, mas pela sedução de captar o que aos nossos olhos se vai apresentando, cada vez mais, de modo diferenciado. Podemos fotografar dezenas de vezes no mesmo local, que cada dia, cada hora, cada minuto é sempre uma novidade, pelos diferentes factores que estão envolvidos. A luz, o tema, a paisagem e o que compõe tudo se altera e isso são sempre fontes de inspiração. Para além disso, a utilização de diferentes recursos da máquina, como sensibilidade, lentes, rapidez, e várias outras potencialidades, acompanhada pela  escolha de enquadramentos e de temas, provocam um progressão geométrica de dimensão incalculável.
Podemos não obter os efeitos e qualidade estética de que os perfeccionistas e especialistas desejam, mas somos sempre surpreendidos, pela evolução que vamos obtendo e pelo efeito de algumas experiências. Que é um prazer enorme o captar e ver os seus efeitos reproduzidos, não tenho a menor dúvida.
Fotografar é bom e eu gosto.

dc



Sem comentários:

Enviar um comentário